A linguagem secreta dos passarinhos

(Os padrinhos viram este texto antes! Quer ter acesso antecipado e a conteúdo exclusivo? Apoie a gente aqui!)

20883211_10155159024731107_1495340298_o.jpg

Sofia e Mina tem um ano já. Ainda não falam, mas já começam a brincar com sons e sílabas. “Papapapapa” e “Mãmãmãmã” que nós traduzimos como “papai” e “mamãe”, mas que provavelmente querem dizer “que saco” e “tô com fome”.

Posso não ter certeza do que elas falam, só que uma coisa eu sei: elas se entendem. Uma trina, a outra estrila, as duas riem. Sofia sai correndo (engatinhando). Mina grita e vai atrás. Quando alcança a irmã, grita de novo e volta para onde saiu. E Sofia? Ri e segue a irmã.

Sofia dorme no berço. Mina está na cama comigo, brincando com as mãozinhas enquanto eu tento ler. A loura acorda, choramingando. Mais do que depressa, Mina balança os cachinhos, dá dois gritinhos e sai correndo na direção da irmã; sorte que sou rápida e impeço que a tentativa de resgate acabe em tragédia.

Mina ri quando está no colo de alguém e Sofia chega perto. Sofia passa a mão no cabelo da pequena, arrulhando, encantada com os cachinhos. Riem uma para outra quando estão distraídas e se veem. E, claro, Sofia entra na frente de Mina e ganha uns berros pra deixar de ser abusada.

Dizem que gêmeos acabam criando uma forma de se comunicar exclusiva para eles. Vendo minhas pequenas, que gritam e trinam como se fossem passarinhos, acho que talvez já nasçam conhecendo uma linguagem secreta, que é abastecida diariamente com amor e carinho entre elas.

Advertisements

Author: anacristinarodrigues

Eu trabalho numa biblioteca. Estudo História. Escrevo. Leio. Traduzo. Uma traça que fala, basicamente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s